França: Envie

Criada em 1984, a Envie é uma rede de 50 empresas de inserção cuja atividade central é a recolha e processamento de equipamentos elétricos e eletrónicos descartados. Em França, a empresa de inserção corresponde a uma figura jurídica particular, distinguindo-se das outras pelo objetivo de proporcionar um emprego de transição a pessoas com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho normal.

Foto: Envie

Informação geral

As 50 empresas de inserção espalhadas pelo território francês operam de forma independente, sob o chapéu da Federação Nacional Envie, que tem uma equipa de 8 pessoas (financiamento e gestão, produção, comunicação, emprego e inserção, sistemas de informação). 

Atividades

Recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Triagem, reparação, reciclagem, venda e serviços pós-venda. 91% dos equipamentos são grandes eletrodomésticos. Estes equipamentos são, na sua maioria, recolhidos junto de lojas de eletrodomésticos (que no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor têm obrigação de recolher os equipamentos em fim de vida). Recuperação e venda de peças de substituição.

Financiamento

Volume de negócios em 2017: 86 milhões de euros. A Federação recebe apoio financeiros da União Europeia (Fundo Social Europeu), de entidades públicas francesas e de fundações.

Colaborações e parcerias

A Envie participou na construção do Roteiro para a Economia Circular (“Feuille de Route pour une Economie Circulaire”) elaborado pelo Ministério da Transição Ecológica e Solidária, propondo nomeadamente a instauração de quotas para reutilização de equipamentos (réemploi). É membro do Institut de l’Économie Circulaire, do MOUVES (Mouvement des Entrepreneurs Sociaux) e da RREUSE.

Benefícios Sociais

3 000 funcionários, dos quais 2 250 em “percurso de inserção” (55% reciclagem, 45% reutilização). Este percurso tem uma duração média de 12 meses e tem como objetivo potenciar o regresso ao trabalho de desempregados, sobretudo desempregados de longa duração (mais de um ano). O posto de trabalho na ENVIE não poderá durar mais de 24 meses e tem sempre uma função de trampolim para o emprego “clássico”. Em 2017, 68% dos assalariados em inserção encontraram emprego ou formação no final do seu percurso na Envie.

Benefícios Ambientais

  • 200 mil toneladas de REEE recolhidas em 2017 
  • 5 mil toneladas revendidas (correspondentes a 107 mil aparelhos)
  • Utilização de peças de substituição em segunda-mão
  • 120 mil toneladas preparadas para reciclagem

INOVAÇÃO: Militando por um consumo alternativo e consciente, a Envie lançou em 2017 a GREEN FRIDAY©, em reação ao consumismo do Black Friday —— Em 2018 a Envie lançou o projeto Envie Autonomie, operação dedicada à reparação de material médico (cadeiras de rodas, camas articuladas, etc) com apoio financeiro do programa de aceleração de inovação social Le French Impact 

envie.org