Inovação: Centro Social de Ermesinde

O Centro Social de Ermesinde é uma estrutura de grande dimensão, com 600 utentes (creche e jardim de infância, lar de idosos, apoio domiciliário e formação profissional) e 160 funcionários. A vertente formação tem sido desde 2013 oportunidade para experiências no âmbito da economia circular – paixão de Sérgio Garcia, engenheiro do ambiente e responsável de projetos no CSE. Alguns exemplos:

Repair Café: evento mensal, gratuito, de reparação de pequenos eletrodomésticos. Voluntários ajudam os donos dos objetos a efetuar reparações simples. O objetivo é partilhar conhecimento prático e combater o desperdício prolongando a vida dos equipamentos. O conceito Repair Café nasceu na Holanda em 2009.


Ó Boneco: projeto de artesanato a partir de desperdício têxtil, consistindo em 12 bonecos de trapos que representam figuras típicas de Valongo. Pretende evoluir para uma marca e constituir um produto de turismo criativo, proporcionando trabalho a pessoas desempregadas do território.


Centro de Recuperação de Equipamentos Elétricos: espaço do CSE, equipado pela Lipor (o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do Grande Porto), integrado na Rede CREW. Um técnico remunerado pela Câmara Municipal de Valongo e formado pela Lipor gere o Centro. A Lipor encaminha para lá alguns dos “monstros” (eletrodomésticos descartados) que recolhe; o trabalho de reparação é efetuado por aprendizes da Escola da Segunda Oportunidade (mais uma parceria do CSE com a Câmara de Valongo), que desta forma recebem formação prática em reparação elétrica.

As fotos desta página são da autoria do Centro Social de Ermesinde.

cse.pt